terça-feira, 28 de agosto de 2012

Direitos Legítimos (2): Garantias x Liberdades / Direitos Positivos x Negativos


Antes de prosseguir na série sobre direitos é importante deixar claro um detalhe que tem gerado dúvida em alguns colegas, especialmente os que fazem Direito.

No post passado falei da perspectiva que entende os direitos como liberdades e não como garantias. Acontece que no Direito "garantia" tem um significado diferente do que estamos falando aqui: lá, garantia se refere a instrumentos que permitem à pessoa efetivamente reivindicar o cumprimento ou o atendimento aos direitos que lhe foram concedidos. Por exemplo, (sem entrar em detalhes técnicos), quando o legislador determina que todos têm direito à saúde, é preciso determinar também a ferramenta, processual, para se cobrar esse direito caso ele não seja atendido. Essa ferramenta processual é uma garantia.

Sem dúvida garantias, no sentido acima, devem continuar existindo mesmo na perspectiva jurídica que estou tratando aqui. Do que adiantaria termos direito à vida, à propriedade e à liberdade se não tivéssemos instrumentos aptos a defendê-los? Nada.

Vamos reforçar então qual é a distinção entre direitos como garantias e direitos como liberdades de que falo aqui com um exemplo:

Do direito à liberdade podemos extrair o direito à liberdade de expressão. Se entendermos esse direito como uma "garantia de que todos se expressarão", seria preciso mais do que apenas não impedir as pessoas de se expressarem. Seria preciso fornecer lápis e papel a todos, bem como dar palanques e pagar horários de tv pra qualquer um que quisesse falar, além de fornecer o muro da sua casa pra qualquer pichador rabiscar o que quisesse lá, etc.

Não é difícil perceber que numa perspectiva em que direitos são entendidos como garantias há vários conflitos: como fica o seu direito à propriedade (e de ter o muro da sua casa com a aparência que você quiser, consequentemente) se você tiver que garantir que os outros exerçam nele a liberdade de expressão deles, podendo pichar no seu muro inclusive coisas de que você discorda? Como garantir horários na tv a todos que queiram falar lá? E o dono não pode escolher a programação da própria emissora conforme ele e seu público ache melhor?

Enfim, o direito à liberdade de expressão é apenas isso: ser livre para se expressar. É poder escrever um livro e vendê-lo independentemente de censura, é poder falar o que quiser. Mas não é o direito de obrigar uns a ouvir outros, nem de obrigar uns a financiar a expressão de outros.

É a isso que me refiro quando falo de direitos como liberdades e não como garantias. Resumindo em uma frase: direitos devem ser garantidos, mas não devem ser garantias — e sim liberdades.

O direito à propriedade não é a garantia de que você terá propriedades (situação em que teríamos que obrigar uns a dar propriedade a outros), e sim a liberdade de ter propriedades — com meios para garantir apenas que ela não será tomada de você. O direito à vida não é uma garantia de que você estará sempre saudável nem de que outros serão obrigados a zelar pela sua vida, é a liberdade de que não atentarão contra ela. O direito à liberdade não é a garantia de que outros o ajudarão a fazer o que quiser, é apenas a liberdade de não ser impedido em suas ações. E todos esses direitos, como liberdades, devem ser garantidos. Mas não são garantias eles próprios.

Em vez de liberdades x garantias, podemos usar também a diferenciação "direitos postivos x direitos negativos". "Positivo" e "negativo" aqui não são juízos de valor, os direitos não são negativos de uma forma ruim, nem os positivos de uma forma boa. Os positivos são aqueles que exigem que alguém efetivamente faça algo (como ceder o muro da casa ao pichador), os negativos apenas defedem as liberdades de cada um contra ações alheias (o pichador pode pichar o muro da própria casa se quiser sem ser impedido, por exemplo).

Assim, Vida, Propriedade e Liberdade conforme expostos aqui são direitos negativos; ao contrário do que acontece nos direitos positivos como educação, saúde e outras garantias, em que uns são obrigados a servir outros, os direitos negativos são liberdades.


(Eu poderia ter usado direitos postivos x negativos desde o começo, mas "direito positivo" também tem sua própria ambiguidade no Direito)



- Direitos Legítimos (1): introdução
- Direitos Legítimos (2): Garantias x Liberdades / Direitos Positivos x Negativos
- Direitos Legítimos (3): a natureza humana
- Direitos Legítimos (4): Direitos como liberdades
- Direitos Legítimos (5): Vida
- Direitos Legítimos (6): Propriedade
     - Leis antifumo - banindo a liberdade
- Direitos Legítimos (7): Liberdade

8 comentários:

  1. ah não, eu fiz um comentário tão bom pra por aqui mas perdi ele pq falhou a entrega.. ficou grande e não vou digitar de novo rs (EIKE comentario inutil haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um ótimo comentário sobre o seu, mas deu erro

      Excluir
  2. Ah engraçadinho, a preguiça passou e vou escrever de novo pq esou curioso quanto a sua resposta. Qual a visão correta do que é uma garantia?

    Garantia de saúde: o governo (nem ninguém, obviamente) pode garantir que todas as pessoas sejam saudáveis. Mas pode garantir (ou tentar garantir) que todos tenham acesso a tratamento e blablabla

    Parece-me muito correto. Mas porque você não aplicou raciocínios diferentes aos outros direitos:

    Garantia de liberdade de expressão: o governo (nem ninguém) pode garantir que todo mundo poderá se expressar como, onde, quando e o quanto quiser. Impossível. Mas pode garantir que sempre haverá meios físicos de se transmitir ideias (impressos, rediofônicos, televisivos e internet) e que o acesso a eles seja justo e democrático. E pode garantir punição a quem tentar me impedir.

    Garantia de propriedade: o governo (nem ninguém) pode garantir que todo mundo terá propriedades, quanto mais as que quiserem. Impossível. Mas pode garantir que quem ameaçar a minha propriedade será punido.

    Quando vc diz: "quando o legislador determina que todos têm direito à saúde, é preciso determinar também a ferramenta, processual, para se cobrar esse direito caso ele não seja atendido. Essa ferramenta processual é uma garantia."

    Vc está dizendo que a garantia é um conjunto de ferramentas para garantir acesso a tratamentos, não saúde. Corretíssimo. Mas porque você tratou os outros de forma diferente?

    O governo não garante saúde ou liberdade de expressão, mas acesso justo e irrestrito a tratamento médico e acesso justo e irrestrito aos meios de comunicação. Ou falei muita besteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a garantia, no sentido jurídico que estou comentando, é a ferramenta para garantir o cumprimento de direitos, apenas — seja lá quais forem esses direitos.

      Que direitos são esses, como eles são concebidos, já é outra história e é o ponto que nos interessa.

      Realmente posso definir o direito a qualquer coisa não como o direito à "coisa em si (saúde, educação, moradia, lazer, propriedade...)", mas como o direito ao "acesso justo e irrestrito a essa coisa". Mas o que significa acesso "justo e irrestrito"?

      Poder econômico certamente é uma restrição ao acesso a esses produtos. Escassez também.

      Contornar a restrição do poder econômico significa disponibilizar produtos de graça a quem não puder pagar por eles. Mas estes produtos continuam tendo custo para serem produzidos e alguém terá que ser obrigado a pagar essa conta.

      Sobre contornar a escassez não preciso nem comentar, né? Nem a iniciativa privada consegue multiplicar os médicos para atender todas as pessoas que precisam de tratamento, ou os horários disponiveis na tv pra serem vendidos pras pessos se expressarem, ou a quantidade de professores, ou qualquer coisa, quanto menos o governo.

      Dessa forma, a sua proposta de definição dos direitos continua com os mesmos problemas que comentei no post dos Direitos Sociais (http://matrixpolitica.blogspot.com.br/2012/07/direitos-sociais-aqueles-que-voce-paga.html)...

      O governo não tem como garantir "acesso justo e irrestrito" a produtos enquanto não possuir a capacidade mágica de criar tais produtos do nada pra serem acessados justa e irrestritamente por todos. O que o governo pode garantir é a defesa de direitos como liberdades.


      Espero que tenha ficado mais claro.

      Att.
      MP

      Excluir
  3. Uai, eu acho que o dicionário ai do goiás ta diferente do daqui de minas, sô!

    Acesso justo e irrestrito significa que se um recurso existe, então ele não pode ser explorado de maneira injusta ou restrita.

    Pensa em acesso como uma estrada. O governo faz a estrada mas quem trafega por ela é quem tem dinheiro pra gasolina. Garantia ao acesso justo e irrestrito é como fazer estradas que todos podem trafegar se tiverem condições.

    Todo mundo tem acesso a provedores de internet a preços justos (nem sempre, nós ubarlandenses sofremos com isso, vc conhece a história) e ninguém pode ser impedido de pagar por esse serviço.

    Contornar a escassez é algo discutível. Se a escassez for interna, o governo pode intermediar negociações para baratear (ou facilitar, que seja) as importações. Se a escassez for incontornável, daí a garantia fica suspensa. Não faz nem sentido você usar isso como objeção! A não ser que a escassez seja culpa do próprio governo, então esse é um caso anômalo que não interfere em nada aqui.

    Se o povo quer que o governo garanta um bem finito, elas deverão compreender quando o finito chegar ao seu inexorável fim. Qual a grande objeção por trás disso? Isso por acaso impossibilita as garantias? Não né...

    E sobre esse papo de que não existe comida free. Todo imbecil sabe disso, sinceramente não vejo como isso pode ser relevante. Parece mais aqueles chavões carismáticos que quando você olha não quer dizer absolutamente nada!

    Todo mundo sabe quem paga a conta. TODO MUNDO. Então diga quem paga ao invés de ficar com joguinhos do tipo "alguém tem que pagar a conta" que você colocou ou mesmo perguntas retóricas mais contra-produtivas ainda como "quem paga a conta?"

    Na boa, essa propaganda barata do individualismo é muito menos do que vc pode fazer. Eu sei quem paga a conta e te pergunto: e daí? Tá vendo, seu joguinho não te ajudou em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Uai, eu acho que o dicionário ai do goiás ta diferente do daqui de minas, sô! Acesso justo e irrestrito significa que se um recurso existe, então ele não pode ser explorado de maneira injusta ou restrita."

      Acontece que saúde, educação, moradia, etc. não são recursos, são produtos. Nâo são "explorados", são produzidos com trabalho por alguém e oferecidos a outros mediante remuneração deste trabalho. Promover o "acesso irrestrito" a produtos significa obrigar uns a trabalharem e a disponibilizarem seu trabalho gratuitamente a outros.

      "Se o povo quer que o governo garanta um bem finito, elas deverão compreender quando o finito chegar ao seu inexorável fim."

      Ora, e pra que serve então um "direito à saúde" que signfica que você ganha saúde "se tiver disponível", EXATAMENTE como já acontece sem haver o tal "direito à saúde"? Só não digo que não serve pra nada porque todos sabemos que serve como pretexto pra arrecadar mais imposto.

      Pelo jeito, no dicionário dos mineiros "irrestrito" vem com um asterísco dizendo "sujeito a algumas restrições".


      "Se a escassez for interna, o governo pode intermediar negociações para baratear (ou facilitar, que seja) as importações."

      Que facilidade o governo pode oferecer que não seja remover as próprias barreiras que ele mesmo impôs? Se há escassez interna, pessoas compram o que precisam externamente. Se não tem externamente também, ficam sem - e isso acontece tendo ou não "direito a alguma coisa" escrito num papel.

      "E sobre esse papo de que não existe comida free. Todo imbecil sabe disso, sinceramente não vejo como isso pode ser relevante. Parece mais aqueles chavões carismáticos que quando você olha não quer dizer absolutamente nada!"

      Na verdade quer dizer bastante coisa. Quer dizer que não adianta tratar produtos como direitos, e considerando a quantidade de pessoas que ainda cai nessa eu diria que parece haver muito imbecil por aí.

      "Na boa, essa propaganda barata do individualismo é muito menos do que vc pode fazer. Eu sei quem paga a conta e te pergunto: e daí? Tá vendo, seu joguinho não te ajudou em nada."

      Não há joguinhos. Alguém, de fato, tem que pagar a conta. Tal conta é paga em nome de um benefício que, não bastasse ser um absurdo teórico, não é nem sequer entregue na prática. Quem gosta de miséria e parasistismo talvez não veja o "e daí?" disso, mas as pessoas preocoupadas com a liberdade e o crescimento econômico vêem.

      Att.
      MP

      Excluir
    2. Enfim, eu poderia dizer que comer pão é errado porque isso implica no assassinato de gatinhos ultrafofos no Planeta HFDGHJ84 a 5.376.425 anos-luz da Terra.

      Se eu mudo a definição de algo para algo que seja ruim, provo que qualquer coisa é ruim.

      Excluir
    3. Devia ter pensado nisso ANTES de tentar emplacar o "irrestrito" que significa "sujeito a algumas restrições", ué.

      Não houve ressignificação nenhuma aqui de alguma coisa para um sentido "que seja ruim"; muito pelo contrário, foram apontados os problemas da proposta que o próprio mensalão trouxe.

      Att.
      MP

      Excluir