sábado, 1 de setembro de 2012

As 5 fases da revolução socialista

Fonte: blog do Ricardo Campelo


1. Revolução 

Situação: Líder de Esquerda sobe ao poder, nacionaliza empresas e redistribui a riqueza existente para ganhar popularidade (Ex: Venezuela)

Posição dos esquerdistas: Apoio incondicional à Revolução. O Líder Revolucionário é visto como um herói e um exemplo a seguir pelo resto do mundo. 

2. Miséria

Situação: País empobrece rapidamente. Faltam bens essenciais nas prateleiras, mesmo os que já foram abundantes. Para evitar a saída de relatos de fome e miséria, o governo controla a imprensa, a saída de pessoas do país e as visitas de estrangeiros. Regimes democráticos tornam-se ditaduras. (Ex: Cuba, Coreia do Norte) 

Posição dos esquerdistas: A culpa do empobrecimento é de um plano maquiavélico das nações capitalistas. Ainda assim, os socialistas encontram exemplos aleatórios que provam a superioridade do regime (“Eles têm o melhor hospital do mundo no tratamento dos diabetes”)

3. Transição

Situação: Depois de atingido o fundo, em absoluta necessidade, o regime começa a fazer mudanças no sentido de uma economia de mercado, abrindo alguns setores. O país dá um salto qualitativo na direcção da prosperidade. (Ex: China, Angola) 

Posição dos esquerdistas: O país traiu o socialismo! A saída de informação entretanto possibilitada permite aos socialistas apontar exemplos de pobreza que sempre existiram, mas que antes escondiam.

4. Mudança Completa

Situação: Países assumem definitivamente uma economia de mercado, iniciando o período de convergência económica com outras economias de mercado mais consolidadas, crescendo a ritmos superiores, dado o ponto de partida miserável (pra quem vem de nada, qualquer coisa é um grande aumento). (Ex: Europa de Leste)

Posição dos esquerdistas: Socialistas apontam especificidades do país e falam das condições deixadas pelo regime socialista como fundamentais para a prosperidade (apesar de antes as mesmas condições não terem proporcionado prosperidade).

5. Prosperidade 

Situação: País ter uma economia de mercado consolidada e assume a sua posição entre os mais prósperos do mundo. Os 5% mais pobres vivem como os 5% mais ricos dos países na Fase 2. (Ex: Alemanha de Leste)

Posição dos esquerdistas: País faz parte de uma grande coligação capitalista contra os trabalhadores. Apontam as desigualdades e pedem uma revolução que coloque o país no caminho da “verdadeira prosperidade”.


Agora, é bom notar que as fases 3, 4 e 5 (Transição, Mudança Completa e Prosperidade) em que as coisas começam a melhorar não são fases do socialismo e sim fases de ABANDONO do socialismo, após ele ter levado o país à absoluta miséria. A utilidade dessas 3 últimas fases é mostrar as desculpas esfarrapadas que os esquerdistas inventam pra tentar livrar sua cara e insistirem na revolução de novo, apesar do fracasso anterior, na fase 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário